Total de visualizações de página

sábado, 10 de janeiro de 2015

14º dia: Dia 08/01/2015 – Quinta-feira –Maringá – PR à Patos de Minas - MG



1.     Abastecimento do dia:    303 km - 17,9 lts – média 16.90 km/lt
2.     Abastecimento do dia:    269 km – 15,6 lts – média 17,26 km/lt
3.     Abastecimento do dia:    215 km – 12,4 lts – média 17,31 km/lt
4.     Abastecimento do dia:    212 km – 12,0 lts – média 17,62 km/lt


Kms do dia.............................     931
Kms acumulados...................   6.125



Maringá - PR à Patos de Minas - MG
B R A S I L




O último dia da viagem.

Levantamos, tomamos nosso café da manhã no Araucária Park Hotel, acertamos nossa diária no valor de R$ 72,50 por pessoa em quarto duplo, em seguida eu e Felippe pusemos nossos motores para rugirem e em pouco tempo já estávamos na estrada rumo ao Estado de São Paulo para cumprirmos nossa meta do dia. 

O Felippe já havia me adiantando, que nos próximos 50 quilômetros teríamos que abastecer a moto dele, a TRANSALP, depois de 93 quilômetros rodados é que encontramos o primeiro posto de gasolina e abastecemos as duas motos, já estávamos super apreensivos, haja sufoco. 

Por falar em abastecer, quero registrar e enaltecer um mérito da V-Strom DL 650, a AUTONOMIA.

Exceto neste último dia em que a tocada foi mais forte, (média de 17,5 km/l), nos dias anteriores cheguei a fazer média de 23 km/l. Se viajar numa média de 110 a 120 km/h, garanto que pode rodar tranquilamente por 400 quilômetros sem abastecer e ainda sobra alguma gasolina no tanque. 

Para longas viagens uma boa autonomia é de suma importância porque muitas das vezes estamos viajando por lugares desconhecidos e nem sempre os recursos tecnológicos (GPS), são eficientes para nos informar as distâncias de postos de combustíveis, uma boa autonomia deixa o motociclista tranquilo para procurar com calma um local descente para abastecer sua moto.


Posto Repsol - pouco antes do Rio Paranapanema, divisa de Estados Paraná - São Paulo, distante 90 kms de Maringá - PR
Daí até o próximo abastecimento rodamos por mais 269 quilômetros, viajamos cerca de uma hora atrás de um comboio da polícia militar de São Paulo, daí, resolvemos parar para abastecer as motos e almoçar num posto de gasolina próximo à Barbosa - SP - pouco antes da ponte do Rio Tietê. 

Nossa próxima parada foi a 215 quilômetros em Guaíra-SP às margens da SP-425 - Rodovia Assis Chateaubriand onde abastecemos novamente as motos, agora, pela penúltima vez, bem perto de Minas Gerais. 
Posto, lanchonete e churrascaria próximo à Guaíra (trevo), às margens da SP-425 - Rodovia Assis Chateuabriand, pertinho de Minas Gerais.
Mais 212 quilômetros, bem mais perto de casa, abastecemos pela última vez na viagem no Posto Petrobrás da BR-262 (trevo de Araxá - próximo ao aeroporto). Mesmo  pra que curte viajar de moto como eu, chegar em casa, abraçar a família, descansar o descanso dos justos, não tem preço. Muito legal.

Posto Petrobras - Araxá - BR 262 - Próximo à cabeceira do Aeroporto.


Eu disse ao Felippe que tínhamos que tocar com muito cuidado, nossas mulheres nos aguardava em casa e precisávamos chegar sãos e salvos para abraçá-las e matar a saudade desses 14 dias longe de nossas esposas e filhas. 

Assim o fizemos, viemos numa tocada forte mas com todo cuidado possível, especialmente nas ultrapassagens, sem sustos conseguimos vencer esse último dia que foi o recorde da viagem ao percorrermos 931 kms passando por três estados brasileiros: Paraná, São Paulo e Minas Gerais. 

Chegamos em nossas casas por volta das sete horas da noite, horário de verão, ainda com luz do sol.

Cumprimos mais uma aventura por esta tão grande América do Sul, nos surpeendemos com o Uruguai, com Buenos Aires na Argentina e estamos já com um sentimento de nostalgia, pois navegar é preciso!...


No blog Rumo aos Sonhos da Noellen encontrei este poema que expressa bem o sentimento de um motociclista viajante:



"Não construí nada que me possam roubar.
Não há nada que eu possa perder.
Nada que eu possa tocar,
Nada que se possa vender.
Eu que decidi viajar,
Eu que escolhi conhecer,
Nada tenho a deixar
Porque aprendi a viver"


Nenhum comentário:

Postar um comentário