Total de visualizações de página

domingo, 4 de janeiro de 2015

9º dia: Dia 03/01/2015 – Sábado – Punta Del Este à Colônia Del Sacramento - UY



1.     Abastecimento do dia:             169 km - 8,6 lts – média 19.58 km/lt


Kms do dia.............................   319
Kms acumulados...................  3.484

Hospedagem:
Hotel TanGer - Punta del Este
O mais caro de todo o percurso
U$ 83,00 x 2,6923 = R$ 223,46.




Punta del Este à Montevidéo à Colônia del Sacramento - Uruguai

Abri a janela do apartamento no hotel muito bem localizado no centro de Punta Del Este e verifiquei que o dia amanheceu com um céu de brigadeiro, descemos para tomarmos café e depois fazer uma caminhada pela orla. A propósito pelo preço que pagamos em Reais (R$ 223,46), não justifica servir um cafezinho "meia boca" num apartamento idem, a única vantagem foi a excelente localização deste hotel, ou seja, bem no centro turístico de Punta del Este..

Caminhamos até lá pelas nove horas da manhã, fizemos algumas fotos, contamos algumas piadas e voltamos ao hotel para acertarmos a diária e pegar as motos para um passeio mais ao estilo “easy rider”. Paramos em vários pontos turísticos de Punta Del Este para fotografia e depois seguimos para: “Mano del Afogado”, Ponte ondulada e Casa Pueblo.

Passeio super tranqüilo e prazeroso por Punta, trânsito bom e sem sustos. Até o momento a impressão que tenho tido do povo uruguaio é que são muito educados no trânsito, são muito prestativos e acolhedores.

Estacionamos as motos ao lado da moto de um casal motociclista brasileiro que nos sinalizou que ao lado da moto dele havia saído um automóvel e ali caberiam nossas motos. Eles que vinham da Argentina, nos informaram que a bandidagem lá está igual no Brasil, os ladrões estão assaltando à mão armada e com muita violência.

Pronto, era tudo o que precisávamos para desistirmos de entrar com nossas motos por Buenos Aires, não bastasse os policiais corruptos que pedem propina (La coima), agora bandidos assaltando à mão armada era só o que faltava. Com isso vamos entrar pela Argentina através de Uruguaiana, quando estivermos voltando para o Brasil.

Fomos fazer algumas fotos no “Monumento al Ahogado” (afogado) -  uma escultura de cinco dedos parcialmente enterrados na areia, localizada na Parada 4, na Praia Brava em Punta del Este, um popular balneário do Uruguai. É coloquialmente referida por: Monumento Los Dedos (Monumento os Dedos) ou La Mano (A Mão). É uma escultura famosa que tornou-se um símbolo de Punta del Este, desde a sua conclusão em fevereiro de 1982, e, por sua vez tornou-se um dos marcos históricos mais famosos do Uruguai.

Daí seguimos em direção à ponte ondulada, A Ponte da Barra Leonel Viera mais conhecida como a ponte ondulada, está construída sobre o “Arroyo (riacho) de Maldonado”, justo antes de sua desembocadura no Oceano Atlântico. É única pela sua forma e estilo; foi construída em 1965 sobre um desenho de Leonel Viera. Fizemos mais algumas fotos, um vídeo e depois seguimos em direção à Casa Pueblo. 

Saímos da Ponte Ondulada e tomamos a Avenida Aparício Saravia à direita, separa a cidade de Maldonado de Punta del Este, passa por um Assentamento Indígena, e vários bairros com muitas pousadas e casas de veraneio. A característica desta região é que as casas não tem cercas, não tem números, são identificadas pelo nome do morador ou apelido ou algo semelhante, presença forte de vegetação (gramas, árvores, e jardins), e pelo que me pareceu, deve ser extremamente seguro morar por ali. Não vi nenhum policial ou segurança por aquelas bandas.

Chegamos à Casapueblo, antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró e é agora uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo que fica dentro da estrutura. Ele está localizado em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, Uruguai. Foi o arquiteto Carlos Páez Vilaró, que a desenhou com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânica de Santorini, mas geralmente o arquiteto referia-se ao Forneiro, um pássaro típico do Uruguai, para discutir o tipo de construção. Tem uma homenagem a Carlos Miguel (filho do artista), um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Vôo 571 que caiu nos Andes em 13 de outubro de 1972. Fizemos mais umas fotos e pilotamos sentido a Piriápolis por uma estrada secundária muito boa.

Paramos próximo a um clube ao lado da rodovia e ali do outro lado havia um “parador” e paramos para comer algo mais reforçado para seguir viagem. Passamos por uma Rambla (avenida litorânea) em Piriápolis, muito legal!

Seguimos agora com o objetivo de não pernoitar mais em Montevidéo e sim em Colônia Del Sacramento que a meu ver foi uma ótima escolha. De Piriápolis a Montevidéo a estrada é bem tranquila e segura, motos não pagam pedágio. Optamos pela duplicada e excelente Ruta Interbalneária General Liber Seregni, seguindo pelos principais balneários entre Punta del Este e Montevidéo, a outra opção é Pela Ruta 9 que cai na Ruta 8 que é o principal  e mais rápido caminho. Em Montevidéo passamos somente para registrar nossa passagem, nosso destino principal do dia seria mesmo chegar à Colônia del Sacramento e ficar por pelo menos 03 noites.

Seguimos em direção à Colônia por estrada duplicada e bem conservada. Rodamos tranquilamente até chegar na entrada de Colônia onde a estrada é cercada por duas filas laterais de palmeiras, muito legal essa entrada.

Não foi difícil localizar um Hostel (albergue) onde conseguimos um quarto com três beliches e aqui estamos para ver o seguimento de amanhã.

by G: Vista do nosso ap. em Punta del Este


by G: outro ângulo...

by G: ... mais outro...
by FR: ... motos estacionadas ao lado do nosso hotel (TanGer Hotel) em Punta del Este





by G: Punta del Este é linda e nesta época (verão) é muito cara.



by FR: ao fundo Marina (Porto Punta del Este-Uruguai)


by FR: Geraldinho fazendo pose diante de carro clássico de época


by FR: ... muito legal!.

by FR: Rambla (Avenida costeira) Gel. Artigas

by FR: Porto de Punta del Este - Uruguay 

by FR: ... Porto e suas embarcações - é aqui que o Oceâno Atlântico e Mar del Plata (Rio Paraná e Paraguai) encontram.


by FR: ... são iates luxuosos e para todos os gostos!...


by FR: Em Punta del Este na alta temporada, é tudo é muito caro!.. Mas vale a pena cada centavo investido
by FR: Saindo de nosso hotel para um "rolé" com nossas motocicletas ao estilo "easy rider"..

by FR: Rambla Gal. José Artigas - Praia dos Ingleses

by FR: Marcus Heitor em sua F800 GS - BMW...


by FR: Praia Brava - Monumento de Los Dedos...


by FR: Praia Brava - ai sim... já banhada pelo Oceano Atlântico.


by FR: ... em Punta há uma importante rede hoteleira, sua população triplica na alta temporada, creio que uma de suas maiores fonte de renda.


by FR: Rambla Gal. José Artigas (em frente ao monumento La Mano ou "los dedos")

by FR: ... Mano del Ahogado (afogado)...

by FR: ... ou "los dedos"

by FR: Marcus Heitor em "La mano del ahogado - Praia Brava - Punta del Este"

by FR: Fernando Reis em "La mano del ahogado - Praia Brava - Punta del Este"

by FR: Pichações - deve ser coisa de turista brasileiro - arghhh!




by G: mais uma

by G: escultura produzida por um artista chileno...

by G: Praia Brava

by G: Marcus Heitor contemplando a beleza de Plaia Brava...

by G: ... e Simão ao fundo e Marcão em primeiro plano.

by G: Muito rica esta cidade...

by G: Simão analisando ....

by G: ... nossas guerreiras descansando para pegar estrada logo mais.... 
by G: uma tomada geral de "La Mano del Ahogado"

by G: Eu, Fernando e Simão... Nos preparando para pegar estrada rumo a Pireápolis e Montevidéo... 


by G: Construções suntuosas em Punta del Este....


by FR: Rambla (Av. Costeira) com muitas construções imponentes e peculiares


by FR: - Praia Brava - Oceano Atlântico

by FR: Geraldinho e Marcão - preparando para as "guerreiras" para mais um tur...


by G: ... a famosa ponte ondulada... 

by G: ... que transmite uma sensação prazerosa passar por ela de motocicleta...

by G: .... temos um vídeo feito pelo Marcus Heitor desta façanha...

by G: Os seis mosqueteiros (não seriam três?)...

by FR: Puente ondulada La Barra

by FR: Arroyo Maldonado  - construção próximo à Ponte Ondulada
by FR: Puente Ondulada Leonel Vieira - La Barra - Arroyo Maldonado - Uruguay

by FR:  Geraldinho 

by FR: Marcus Heitor


by FR: Fernando Reis

by FR: ... e uma pose com as guerreiras


by FR: Casa Pueblo - Punta Ballena - saindo de Punta del Este sentido Piriápolis

by FR: Casapueblo - antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró -  é hoj uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo que fica dentro da estrutura. Ele está localizado em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, Uruguai. Geralmente o arquiteto refere-se ao Forneiro, um pássaro típico do Uruguai, para discutir o tipo de construção. Tem uma homenagem a Carlos Miguel (filho do artista), um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Vôo 571 que caiu nos Andes em 13 de outubro de 1972.

by FR: ... e oferece serviços de restaurante também 

by FR: A caminho de Piriápolis - Uruguai, fizemos um lanche na estrada próximo a um clube, muito legal!...

by FR: Lanche muito bom na Ruta que leva à Piriápolis...

by FR: muito simples, mas extremamente saboroso o lanche servido aqui - caminho para Piriápolis


by G: ANCAP é a bandeira dos postos de gasolina do Uruguai, mas também tem SHELL, PETROBRÁS entre outros...


by G: um chalé típico da região praiana de Montevidéo

by G: Rambla Costanera - em Montevidéo - Uruguay

by G: Rambla Grã-Bretaña - e ao fundo a torre do Palácio Salvo é um edifício em Montevideu, Uruguai, desenhado pelo arquitecto italiano Mario Palanti, um imigrante Italiano que vivia em Buenos Aires, e inaugurado no ano de 1928


by G: Plaza España - em Montevidéo - nossas guerreiras em primeiro plano 
by G: orla em Montevidéo


by G: Simão fazendo posso, ao fundo torre do Palácio Salvo

by G: ... mais orla em Montevidéo - Rio de La Plata

by G: ... ao fundo um navio cargueiro (petroleiro?!)

by G: Torre do Relógio - Plaza Rep. Argentina

by G: Palácio Salvo (torre)


by FR: Fernando ao lado de sua Bandit e ao fundo a bela Montevidéo, capital do Uruguai


by FR: ... cidade linda às margens do "Mar del Plata"

by FR: Mar del Plata

by FR: Avenida beira mar - (Rambla) - Rambla República Argentina - Montevidéo - Uruguay

by FR: Dique Mauá à direita e Rambla Grã-bretaña

by FR: Linda imagem... sem comentários...






by G: corredor de Palmeiras - chegando em Colônia del Sacramento - Uruguay
by G: Adesivo da expedição no para brisa da V-strom na chegada em Colônia...

by G: Muito legal essa chegada a Colônia del Sacramento....

by G: ... não poderia faltar uma imagem com as guerreiras em primeiro plano e nossos companheiros...

         

by FR: chegando em colônia uma vista muito legal.


by FR: ... e uma estrada exemplar: pouco movimento, bem sinalizada e piso um tapetão....


Nenhum comentário:

Postar um comentário