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quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Uso de Colete reflexivo é obrigatório no Uruguai

Esse link diz respeito ao uso obrigatório de colete reflexivo para motociclista e garupa no Uruguay, inclusive para estrangeiros: 


http://viagemdemoto.com/noticias/diversas/2534-uso-de-colete-reflexivo-e-obrigatorio-para-circular-no-uruguai


A partir do dia 10 de março passou a valer no Uruguay o artigo 7 da Lei 19.061, sobre Normas Várias de Segurança Rodoviária (complementar à Lei Nacional de Trânsito Rodoviário e Segurança Rodoviária - 18.191), promulgada em 6 de janeiro, que tornou obrigatório o uso de colete reflexivo por todo condutor e passageiro de motocicletas ciclomotores, quadriciclos e similares.
Desde dezembro o governo uruguaio vinha realizando na mídia uma grande campanha educativa direcionada aos motociclistas sobre o uso do colete, que naquele país é chamado de "chaleco". "Chegou ao fim", disseram Lidio Paniagua e Miriam Rodriguez da Unidade Nacional de Segurança Rodoviária, a Unasev, em uma entrevista coletiva. "Todos os ocupantes de motocicleta devem usar colete reflexivo a partir de agora", completou. "O colete reflexivo de segurança é obrigatório em motociclistas a partir de segunda-feira, dia 10. Parou de ser opcional. Deve ser usado ou será multado".
Artículo 7º.- A partir de los ciento ochenta días de la promulgación de la presente ley, será obligatorio para los conductores y acompañantes de motos, ciclomotores, motocicletas, cuadriciclos o similares, el uso permanente durante su circulación en todas las vías públicas, de un chaleco o campera reflectivos o, en su defecto, bandas reflectivas que cumplan con las exigencias técnicas de reflexión de acuerdo con lo que fije la reglamentación.
Artículo 8º.- En caso de que el vehículo posea algún elemento fijo o semi-fijo, que impida parcial o totalmente la visualización de la parte posterior del conductor o acompañante, el mismo deberá contar mínimamente con una banda visible desde atrás de material reflectante, de conformidad con lo que fije la reglamentación.
O colete deve ser laranja ou amarelo-limão com faixas refletoras amarelo limão ou laranja. A parte fluorescente deve ter pelo menos uma largura de 5 centímetros. A multa será de uma UR por pessoa que não estiver usando o colete, condutor e/ou passageiro.
Uma criança poderá ser transportada em uma motocicletas, desde que consiga alcançar o apoio para os pés.
As montadoras devem vender as motocicletas entregando ao comprador pelo menos um capacete certificado. As regras valem também para os motociclistas estrangeiros em viagem de moto por aquele país.


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Buscando mais informações sobre o tema, vi que há uma repulsa por parte dos motociclistas uruguaios a respeito do uso do colete sob a alegação de que já existem vários pontos reflexivos em nossas endumentárias que tornam o uso destes coletes um vazio total - (Frívolo, fútil, vão).


Nova Exigência Para 
Motociclistas que Viajam ao URUGUAI


fonte: http://www.aduaneirosmc.com.br/2013/12/nova-exigencia-para-motociclistas-que.html#more



A partir de outubro de 2013, há uma nova exigência para motociclistas que também foi quase implantada aqui no Brasil: O uso de COLETES REFLETIVOS. Ou Chaleco Reflectivo como dizem os uruguaios.
















Conforme a lei “será obligatorio para los conductores y acompañantes de motos, ciclomotores, motocicletas, cuadriciclos o similares, el uso permanente durante su circulación en la vía pública, de un chaleco o campera reflectiva”.












Segundo notícias, o uso já está sendo fiscalizado. Por outro lado, os motociclistas uruguaios estão indignados com a proposta, inclusive fazendo protestos pelo pais.














De qualquer forma, nós motociclistas brasileiros, na condição de visitantes do país, devemos cumprir as regras vigentes do mesmo, mesmo enquanto essa situação não se resolva. Fica a dúvida pela interpretação da lei, se os refletivos presentes na maioria das jaquetas já não seriam suficientes. Ainda não temos relatos de brasileiros multados em razão disso, mas não custa se precaver. É possível encontrar, os usados por motoboys, com preços que variam de R$12 a R$100, dependendo do modelo.

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