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terça-feira, 25 de novembro de 2014

Reunião (27/11/2014) - Pauta

Só para lembrar:

Nesta reunião, vamos contar com a presença de duas colaborações valorosas para o sucesso da nossa aventura, são duas pessoas que certamente vão nos ajudar muito:

1 - César da Cemig é um amigo que já fez esse trajeto ano passado e trará muitas dicas importantes;
2 - Alberto Albanese é um argentino radicado em Patos de Minas que cresceu em Buenos Aires;

Próxima reunião e PAUTA - EXPEDIÇÃO CONE SUL 2014

Local.................................................: Casa do Fernando César Reis 
Data..................................................: 27 de novembro de 2014
Horário..............................................: à partir das 19h00  
Endereço...........................................: Rua Santa Terezinha, 179
Bairro.................................................: Cônego Getúlio


PAUTA:


  1. Documentação: verificar se todos já providenciaram a papelada;
    1. OK - cartão febre amarela - não precisa preocupar - a maioria dos  viajantes não fizeram e não tiveram problemas.
    2. Não precisa (mas se tiver é bom);
    3. Carta Verde (seguro pessoal)
    4. PID - Permissão Internacional para dirigir;
    5. Passaport - (quem tiver vale a pena levar) - agiliza os trâmites
    6. Verificar se moto esteja alienada
    7. RG - Segundo Acordo de Reciprocidade e Mercosul - Deve ter sido emitida a menos de 10 anos;
  2. Camisetas para a expedição: 
    1. verificar se há interesse em confeccioná-las;
    2. Havendo interesse, qual a arte?
    3. Quem irá providenciar a arte?
    4. Quem irá providenciar a confecção?
  3. Adesivos: 
    1. verificar se há interesse em confeccioná-los;
    2. Quem ficaria responsável pela arte?
    3. Quem ficaria responsável pela confecção destes?
  4. Cartão de identificação (plastificado): 
    1. verificar se há interesse em confeccioná-los com dados de cada integrante;
    2. quem ficaria responsável pela confecção?
    3. Quem ficaria responsável para colher dados: tipo sanguíneo, etc..
  5. Hospedagens: 
    1. verificar com grupo esquema para contratação:
      1. preço, 
      2. localização;
      3. Asseio e etc.;
      4. Verificar (durante) a viagem se há possibilidade de deixá-lo reservado para o próximo dia.
    2. Definir quem irá ficar encarregado de procurar hotel;
      1. Somente uma pessoa deve ficar encarregado disso?
      2. Todos seguem juntos de acordo com indicação de GPS?
      3. Caso não consiga acomodação no mesmo local, quem ficará encarregado de procurar outra hospedagem?
    3. Estabelecer um padrão de hospedagem (que seja bom para todos) para que não nos dispersemos;
      1. Hospedagens, pode ser:
        1. Hotéis?
        2. Hostel (albergue)?
        3. Motéis?
        4. Pousadas?
        5. Camping?
  6. Velocidade de cruzeiro: 
    1. Atentar para a velocidade das rodovias;
      1. São Paulo - máxima de até 120 km/h
      2. Outros estados - máximas de 80 até 110 km/h;
    2. Definir velocidade ideal para cada rodovia/situação;
      1. Em situações favoráveis, até qual velocidade o grupo pode chegar para render uma viagem, por exemplo:
        1. Grandes retas;
        2. Pouco movimento;
        3. Pistas duplicadas e etc.
    3. Verificar se todos aderem/acatam ao combinado;
    4. Lembrar que não há necessidade de correria e que estamos passeando;
  7. Novas regras de trânsito: 
    1. lembrar sobre mudanças recentes na legislação;
    2. Multa por ultrapassagens em faixa contínua muito cara;
    3. Multa por forçar ultrapassagens - extremamente cara;
  8. Verificar com cada motociclista:
    1.  Já fez ou vai fazer sua revisão na motocicleta para a viagem?;
  9. Sobre sinais: 
    1. Os sinais são usuais em grupos de motociclistas, creio que são de conhecimento de todos;
    2. Caso alguém não saiba e queira treiná-los, temos vários que são muito úteis;
    3. Toda intenção de qualquer integrante deve ser sinalizada;

  10. Sobre telefones: todos devem ter o número do telefone de cada integrante registrado em seu celular;
    1. Rádio: Verificar com quem estão os rádios comunicadores para podermos levá-los na viagem - caso haja interesse do grupo;
  11. Paradas para abastecimentos:
    1. Verificar se antes de cada jornada todos completaram os tanques de suas motocicletas;
    2. Parar na bomba em forma de “escama de peixe” – facilita o abastecimento;
    3. Automóveis param assim:

    1. Levar tanque reserva?
    2. Aquele que precisar parar antes do local indicado (caso haja), passar á frente e sinalizar sua intenção;
    3. Verificar no grupo qual a moto com menor autonomia;
      1. Esta moto (menor autonomia) será a referência para nossas paradas - este procedimento é para que possamos aproveitar melhor nosso tempo parado;
      2. Sem esse critério de paradas, pode ocorrer que daí a 50 ou 100 km terá que fazer nova parada abastecer outra moto, prejudicando assim o rendimento da viagem;
    4. Se a parada for só para abastecimento, estipular um prazo máximo:
      1. 15 minutos?;
      2. 20 minutos?;
  12. Estudar com antecedência qual o roteiro que será realizado no dia seguinte;
    1. Apresentar propostas de roteiros;
    2. Lembrar que já temos em mente (e neste blog) um planejamento de roteiro;
    3. Lembrar que não há necessidade de sermos extremamente rigorosos com roteiros e tempo, afinal estamos passeando;
  13. Formação do Grupo:
    1. Estabelecida uma formação de grupo evitar ficar trocando de posições para não confundir quem o monitora;
    2. Não perder de vista o companheiro monitorado (nem o da frente, nem o de trás)
      1. Lembrar que minha maior responsabilidade é com o quem vem atrás;
      2. Se todos observarem esses procedimentos, o rendimento da viagem e o prazer da companhia não será prejudicado;
      3. Se precisar parar antes do local programado (combinado) caso haja, procurar sinalizar para os companheiros a intenção de fazê-lo para que todos façam o mesmo;





  14. Mapas: 
    1. quem tem, favor levá-los;
  15. Pontos Turísticos:
    1. Definir com antecedência para que todos possam aproveitar ao máximo o investimento:
      1. Rastro da Serpente (Entre Capão Bonito - SP e Curitiba);
      2. Estrada da Graciosa - (Curitiba - PR) Litoral;
      3. Florianópolis - SC
      4. Urubici - SC:
        1. Serra do Corvo Branco - parece que está interditada - verificar;
        2. Morro da Igreja - Pedra Furada;
        3. Cascata do Avencal;
        4. Serra do Rio do Rastro;
      5. Parque Nacional Aparados da Serra;
        1. Cânion Fortaleza
        2. Cânion Itaimbezinho;
      6. Rota do Sol:
        1. Canela;
        2. Gramado;
      7. Porto Alegre - RS
      8. Reserva ecológica do Taim;
      9. Uruguai:
        1. Fortaleza de Santa Tereza;
        2. Punta Del Este;
        3. Montevidéo;
        4. Colônia del Sacramento;
      10. Argentina:
        1. Buenos Aires;
          1. Largada da maior prova "of road" do mundo - O DAKAR dias 03 e 04 de janeiro;
        2. Volta pelo interior de Argentina?
          1. Se sim:
            1. Rosário;
            2. Santa Fé;
            3. Paraná;
            4. Corrientes;
            5. Posadas;
            6. San Ignácio Mini
              1. Missões Gesuíticas
      11. Brasil (Foz do Iguaçu);
        1. Se passar por Foz:
          1. Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro e lado argentino);
          2. Usina de Itaipu (binacional) - visita;
          3. Compras em Ciudad del Este;
  16. Garupas;
    1. Comentar;
  17. Coletes refletivos;
    1. Comentar;
  18. Corredores: 
    1. atacá-los ou não?
  19. Informação: Li em alguns relatos que uma moto que faz média boas (28 km/l) com a nossa gasolina brasileira, no Uruguai a média cai bastante, apenas (17 km/l) - moto: Teneré 250 - http://www.mochileiros.com/sao-paulo-montevideu-sao-paulo-tenere-250-t88509.html - é bom ficar atento a este detalhe;
  20. GPS
    1. Quem irá levá-lo:
  21. GO-PRO
    1. Quem irá levá-la;

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