Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

6º dia: Dia 31/12/2014 – Quarta-Feira – São Francisco de Paula, RS à Tavares, RS

1.     Abastecimento do dia:             369 km - 18,2 lts – média 20.23 km/lt


Kms do dia ............................    369
Kms acumulados...................  2.549

São Francisco de Paula à Tavares - RS
Ontem à tarde consegui falar com minha esposa e minhas filhas Bárbara e Bianca, é muito bom poder conversar, ouvir a voz das pessoas que amamos, manter esse contato com a família nos dá a certeza de que podemos confiar mutuamente e saber que está tudo bem faz com que fiquemos tranqüilos para seguir viagem.

Enquanto arrumávamos as malas nas motos, alguns hospedes do hotel “Cavalinho Branco”, que apesar de uma construção antiga é muito aconchegante, conversava com nossos companheiros de viagem. Estava lá um gaúcho vestido com sua indumentária típica do homem que forjou a história desse belo Estado rio-grandense. Como não poderia deixar de ser, o Simão puxou conversa com o gaúcho e num instante as piadas de gaúchos e mineiros foram fluindo e muitas risadas podiam ser ouvidas desde o quarto onde eu arrumava minhas malas para partirmos. Temos fotos deste momento.

Saímos do hotel por volta de oito horas e meia e seguimos sentido Canela e Gramado, paramos em alguns pontos de interesse turístico, fizemos mais algumas fotos, fomos ao banco sacar dinheiro para seguir viagem.

Costumeiramente não andamos com dinheiro (papel moeda) no bolso, o medo de assaltos, ser furtados, torna todos nós receosos em carregar dinheiro e isso gera certo transtorno pois perdemos tempo precioso na estrada.

Como são belas as cidades de Canela e Gramado, parece um painel em tamanho gigante pintado com cores diversas e diversas tonalidades, as cidades são extremamente limpas e bem cuidadas, o povo, parece ser entusiasmado com a aparência de suas casas, fazendo com que elas tornem um cartão postal.

Paramos em frente ao Harley Motor Show,  um museu de motocicletas para fazer uma visita... Como não tive companheiro que quisesse fazer companhia resolvi abortar a visita, continuamos a viagem.

Como precisávamos pegar estrada, não demoramos muito e já tocávamos em direção a Taquara, próximo a Parobé, cidade dos meus amigos “Pepe e Jane” que partiram muito cedo desta vida em um trágico acidente motociclístico na rodovia RS-020 próximo a Gravataí-RS, eu os havia conhecido quando faziam uma viagem do Rio Grande do Sul para o Nordeste.

O Marcus Heitor me pediu para pararmos em uma loja para comprar um par de botas, pois a que ele está usando descolou o salto. Ao perguntar ao balconista da loja sobre o Pepe e Jane, não é que ele os conhecia e era também amigo deles?!?!?!?, Comentei sobre nossa amizade e ele disse que no outro dia iria estar com o moto grupo de amigos do qual faziam parte. Pedi a ele que comentasse sobre minha passagem por Taquara e que numa outra oportunidade quero voltar, tenho muitos amigos nesta região.


Não conseguimos um par de botas que servisse para o Marcus e seguimos viagem, agora sentido a Osório, para finalmente tomar a BR-101 até Tavares - RS.

Saíndo de Osório - RS, do outro lado de um grande lago, avistávamos algumas dezenas de "cataventos" gigantes do Parque Eólico de Osório - RS. Linda imagem, energia limpa e cara, mas parece ser a solução para o futuro e a natureza agradece.

Parque Eólico de Osório - RS


Estamos agora hospedados no Hotel Parque da Lagoa ao preço da diária no valor de R$ 70,00, quarto individual, sem ar condicionado, piscina, café da manhã e com internet.

A RS-101 entre Osório e Tavares está em péssimas condições de trafegabilidade, muitos buracos na pista obrigando-nos a fazer manobras arriscadíssimas para desviar dos buracos. Uma dó! O povo que mora nessa região merece uma estrada melhor.

Nesta região, seguimos pelo istmo, que é uma porção de terras estreita cercada por água dos dois lados, neste caso separa o mar aberto da Lagoa dos Patos que na verdade não é bem uma lagoa, mas isso é assunto para outra oportunidade. A estrada nesta região, diferentemente do que haviam de informação é bem movimentada, não sei se por causa do feriado de final de ano ou outra coisa. É uma região muito bonita, longas retas, muitas fazendas de gado, algumas comunidades às margens da estrada e muita vegetação baixa, muitos lagos e no meio de tudo isso a estrada (BR-101) que rasga esta porção de terras de norte a sul.

Para a virada de ano o Fernando e Felippe saíram para comprar uma picanha para que pudéssemos fazer um churrasco na beira da piscina para comemorar a “virada” de ano, churrasco gentilmente oferecido e pago pelo Marcus Heitor que mandou comprar carnes e bebidas e pagou tudo, estávamos todos muito felizes, apesar de um pouco atrasado em relação ao projeto inicial. Deveríamos estar em Montevidéo, cerca de 700 km à frente, imprevistos acontecem, algumas coisas saem de nosso controle e nada podemos fazer a não ser resolver o problema, navegar é preciso! Nossas médias de velocidade andam muito baixas, menos de 60 km/h, isso certamente irá refletir na programação que temos pela frente.

Fui o churrasqueiro da noite da virada, não estava no programa, mas tudo é possível, claro que contei com a ajuda de todos e pelo visto não decepcionei, pois todos disseram que o churrasco estava ótimo e que iríamos na primeira oportunidade, fazer outro churrasco, não vão se acostumarem. Tomamos um banho de piscina, depois fomos para a rua ver os fogos de artifício para dar boas vindas ao ano que acaba de nascer. Por causa do avançado da hora e como precisávamos acordar cedo não bebemos muitas cervejas, sobrou um fardo de latinhas de skol que o Simão levou em sua moto, claro que era visível seu descontamento mas mesmo assim não se opôs em levar a cerveja.

Quando nascer mais um amanhecer, já estaremos no primeiro dia do ano de 2015, permita Deus que todos os nossos sonhos se realizem e que possamos ser mais felizes, alegres e melhores como pessoa.

A virada de ano é sempre muito festejada, são esperanças que se renovam, sonhos que se vão, sonhos que se vêem, vida que segue!

Amanhã vamos em direção a Chuí - RS fazer os trâmites de aduana e migração. 



by FR: Hotel Cavalinho Branco em São Francisco de Paula - RS - onde hospedamos

by FR: ... típica construção gaúcha...

by FR: motos no saguão do hotel em S. Fco. de Paula - RS

by FR: bela construção... 

by FR: mais outra, agora em Canela - RS

by FR: Igreja de Pedras - Canela - RS

by FR: em Canela - RS - na praça da igreja

by FR: Harley Motor Show... Museu da motocicleta, não visitamos, o tempo urge!...
by FR: ... o pessoal achou melhor não entrar para não atrasar a viagem... que atrasou assim mesmo...

by FR: Pórtico de Gramado - muito fotografado!

by FR: ... e agora por nós também.

by FR: ... que é um marco da cidade de Gramado...

by FR: ... impossível passar por aqui e não registrar nas lentes fotográficas... ao fundo a turma!... Muito legal!




By FR: ... era hora de partir...



by FR: ... e o máximo que conseguimos para hoje (noite de ano novo) foi chegar a esta peque cidade na BR - 101 - chamada Tavares, encravada entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico

by FR: ... aqui descansamos, fizemos um churrasco (eu era o churrasqueiro), tomamos banho de piscina para refrescar o calor que era um absurdo...

by FR: ... para no primeiro dia de 2015, novamente na estrada rumo ao Uruguai...

by FR: Faixada do Hotel Parque da Lagoa... simples, mas bom.

by FR: ... e o adesivo da viagem (expedição) no vidro do hotel para registrar nossa passagem.

by FR: ... se alguém interessar, aí está o telefone do hotel para contato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário